Cursos OPINIO

Cursos pensados para a sua organização e para os seus colaboradores. Formação jurídica pronta a ser adquirida e instalada na sua plataforma. Cursos cutting-edge, com oradores internacionais e nacionais, sobre temas jurídicos emergentes.

introdução aos Criptoativos

O curso trata dos fundamentos básicos das tecnologias de registo distribuído (mais conhecidas por Distributed Ledger Technologies – “DLT”) e os principais aspetos do mercado de criptoativos, em particular as ofertas públicas de criptoativos, os serviços sob criptoativos, os non-fungible tokens, as stablecoins, os central bank digital currencies, as decentralized autonomous organizations e as aplicações de decentralized finance.

O curso trata ainda o enquadramento jurídico dos criptoativos no ordenamento nacional, a legislação específica sobre criptoativos existente noutros países europeus, bem como as propostas legislativas da União Europeia que se encontram a ser negociadas.

Banking Union and green finance

O curso oferece uma formação concisa sobre os atuais desafios e questões jurídicas da União Bancária (UB). Cada pilar de supervisão e resolução bancárias será examinado na prática, através de uma análise jurisprudencial. O curso discute também os desafios de uma UB incompleta, focando-se nas novas propostas regulatórias relativas a green financing e sustentabilidade dos ativos financeiros.

O curso tem como derradeiro objetivo familiarizar os formandos com a União Bancária e discutir os desafios futuros de sustentabilidade/green finance do sistema financeiro na U.E.   

Antitrust Blockchain

Este curso inovador explora a relação entre a blockchain e o Direito da Concorrência, destacando os benefícios mútuos que advêm da cooperação entre os dois sistemas e fornecendo uma perspetiva original sobre como a lei e a tecnologia podem cooperar. Através de uma análise jurídica, económica e técnica da blockchain, Thibault Schrepel oferece uma nova forma de ver as limitações do Direito da Concorrência em face de novas tecnologias.

O autor explora práticas anticoncorrenciais que podem surgir do uso da blockchain em diversos contextos económicos, demonstrando como a regulação tradicional não é suficiente para garantir soluções eficientes. O curso cobre tópicos-chave como a descentralização, a evolução da blockchain, os objectivos do direito da concorrência e o nascimento da web 3.0.

O curso ‘Legal for Support’ procura capacitar os seus recursos não-jurídicos através de uma introdução simples e prática ao mundo do Direito.

Com esta formação garante que os seus colaboradores das áreas de suporte e gestão podem acompanhar matérias jurídicas e o funcionamento em geral do sistema judicial. Desta forma terá a certeza de que os recursos não-jurídicos e de suporte conseguem apoiar o trabalho de advogados e juristas de forma mais eficiente, com uma formação jurídica adaptada às suas necessidades.

Governing Digital europe

É muito fácil perder-se na avalanche de propostas, regulamentos e diretivas para o Mercado Único Digital. Agora que o Regulamento relativo à Privacidade e às Comunicações Eletrónicas se junta em breve ao Regulamento Geral de Protecção de Dados e à Directiva 2016/680 em matéria de dados pessoais, estão em curso trabalhos intensos em torno das propostas para uma Lei dos Serviços Digitais e uma Lei dos Mercados Digitais. A estes juntam-se propostas nas áreas da inteligência artificial e da governança digital. Todas estas iniciativas configuram um puzzle regulatório que importa analisar e compreender.

O curso clarifica e introduz os formandos a este quadro regulatório, discutindo o futuro da UE no Mercado Único Digital. O curso centra-se na legislação mais recente e nos principais desafios do futuro digital.

Mais cursos?

A OPINIO cria cursos à medida das suas necessidades de formação jurídica. Fale connosco para montarmos um curso especialmente desenhado para si.

pt_PTPortuguese
Scroll to Top
Scroll to Top